sexta-feira, 18 de junho de 2010

Projeto Interdisciplinar - Reciclar para Viver- Jandenis e Merici

Projeto interdisciplinar Reciclar para Viver
TEMA: Reciclagem de resíduos sólidos produzidos nos domicílios da comunidade escolar.
Dados de identificação: Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost – Santo Cristo/RS. Projeto desenvolvido com a 3ª Série do Ensino Fundamental no componente curricular Ciências da Natureza. O projeto tem duração de dois meses.
Justificativa: Diante da preocupação mundial acerca da preservação e cuidados com o meio ambiente, a Escola tem um papel preponderante na conscientização da comunidade. Através das crianças e adolescentes é possível comunicar-se com a comunidade em que a escola está inserida.
Produzimos muito lixo. O consumismo induz ao consumo excessivo e desregrado. Não se verificam atitudes coletivas de bom senso e racionalidade. Se ainda produzimos muito lixo, precisamos lutar em duas direções: construir medidas para diminuir a produção; e mecanismos para a coleta, seleção e reciclagem deste lixo.
No cotidiano das aulas, devemos fomentar construtivos debates sobre a problemática do lixo e suas conseqüências. Das idéias, questionamentos e sistematização buscar-se-á esses mecanismos efetivos de implementação do tratamento adequado do lixo.
Através de pesquisas se conhecerá o histórico deste assunto. Com estatísticas comparativas se buscará provar o quanto o tema é importante e urgente. Para o desenvolvimento do senso crítico dos educandos, nada melhor que a visualização em instrumentos tecnológicos como o computador e o data-show.
Objetivos/Competências e habilidades: Criar a cultura da racionalização da produção, coleta, reciclagem e reaproveitamento do lixo produzido.
Comprovar as vantagens da racionalização e reaproveitamento do lixo. Vantagens do ponto de vista ambiental, econômico e social.
Desenvolver nos educandos a responsabilidade sobre nosso planeta e a natureza.
Apresentar elementos importantes e decisivos para a argumentação sobre a questão ambiental para que o educando domine a defesa desse tema e tenha capacidade de colocar em prática os resultados dos estudos.
Conteúdos desenvolvidos no projeto: Construção e interpretação de textos; ortografia; gramática; exercícios de exposição de idéias e argumentação; questionários; desenvolvimento do raciocínio lógico; situar historicamente cada passo da evolução da preocupação ambiental; cálculos; prejuízos causados ao solo e às águas; ética na condução das ações que envolvem meio ambiente, pinturas, confecção de cartazes, murais, historinhas em quadrinhos, jogos virtuais com motivos ambientais; observação do lixo depositado no pátio da escola; construção de mosaicos com materiais relacionados.
Recursos materiais: Laboratório de Informática; biblioteca; cadernos, canetas de cor, tinta, cartolina, jornais e revistas; material concreto como caixas e palitos de fósforos, réguas, mapas, isopor, sacos para depósito de lixo, luvas.
Desenvolvimento: DESENVOLVIMENTO
1. Convidar pessoas da comunidade que possam falar sobre como era a produção de lixo antigamente e como é hoje. (4 horas aula)
2. Registrar de forma coletiva as conclusões sobre a questão da produção de lixo a partir da fala da pessoa convidada. Fazer um desenho que fique evidente a diferença entre como era antigamente e como é hoje na questão de produção de lixo. ( 2horas aula)
3. Fazer uma pesquisa junto aos pais sobre as questões do lixo e relatar na sala de aula. (1hora aula).
4. Estudo de textos que introduzam a noção de:: ( uma semana)
4.1 lixo orgânico e inorgânico, tempo de decomposição, formas de utilização do lixo inorgânico.
5. Conhecer o local onde o lixo recolhido no município é depositado.( 4horas aula)
6. Recolhimento de lixo nas dependências da escola.(1 vez por semana, durante todo o período do projeto)
7. Campanha de recolhimento de materiais recicláveis junto as famílias dos alunos. (1 vez por semana)
8. Registrar durante um dia os materiais recicláveis que serão descartados em casa, debater na sala de aula os resultados traduzidos pelos alunos. Organizar um gráfico comparando o potencial produtivo de lixo de cada família. Registrar as conclusões no caderno. (4horas aula).
9. Produzir inserções e artigos sobre a importância da reciclagem, para serem divulgados nos meios de comunicação escrita e falada do município.
10. Pesquisar no GOOGLE imagens/exemplos de lixões, com as conseqüências para o meio ambiente. Responder questionário relacionado a pesquisa (1 semana)
11. Pesquisar e dispor para os alunos jogos, passatempos, pintura referente a reciclagem no site da SMARTKIDS. ( 4 semanas)
12. Pesquisar e mostrar aos alunos vídeos relacionados com o tema do projeto através do Youtube.(1 semana)
13. Resolução de problemas e criação de historinhas matemáticas com ligações ao conteúdo estudado.
14. Criação de um grande mosaico, com matérias que podem ser reaproveitados e posteriormente expostos no ambiente escolar.
15. Criar e pintar historinhas em quadrinhos com o intuito de concientização para os alunos.

Avaliação:
Será considerado principalmente a participação e o interesse dos alunos no desenvolvimento do projeto. Será avaliada também todo o desenvolver dos educandos durante o projeto
Bibliografia: Google, Iguinho, Youtube, http://www.todabiologia.com/ecologia/reciclagem.htm
http://www.planetasustentavel.abril.com.br/
http://www.achetudoeregiao.com.br/lixo_recicle/lixo_recicle.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário